Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

​Evento valoriza criatividade infantil para fruir e fluir toda arte

15/12/2017 às 13:21

Uma caixinha cheia de ingredientes criativos povoa o imaginário infantil. E, assim como o menino Bugrinho - que um dia se tornou o poeta Silva Freire -, é preciso, sempre que possível, abrir espaço para a visão de mundo das crianças e contribuir para fazer, desta, uma sociedade cada vez melhor e mais rica de diversidade de olhares, incluindo os infantis. Nesse sentido, todas as ações do Ponto de Cultura Casa Silva Freire, organizadas pela Casa de Cultura Silva Freire, priorizam a participação das crianças. E no “Arte e Cultura na Mandioca – 3ª edição”, que acontece no próximo dia 16, das 16h às 22h, na Rua 12 de Outubro, esquina com a Rua Pedro Celestino, não poderia ser diferente. Nela está programada, na primeira hora, a realização da Oficina “Meu Amigo Monstrinho”, da 3Jeitos Produção Criativa, com essa finalidade.
 
Outro exemplo desse foco na valorização da criatividade infantil acontece às 17h, onde acontece a atividade “Leituras Poéticas”, feita por alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) ‘Silva Freire’. O Ponto de Cultura Casa Silva Freire, em parceria com a EMEB ‘Silva Freire’, convidou crianças e adultos a participarem da programação em comemoração aos 20 anos da escola e dia do nascimento de seu patrono. No dia 20 de Setembro de 2017 realizou as oficinas “ideias pipocas - arte e literatura” que contribuíram para a implementação do Projeto Político Pedagógico da escola no eixo “Artes” como propulsora do currículo e para o fortalecimento da Proposta Pedagógica intitulada “Bugrinho, Rondon e nós: sonho que se sonha junto desde Mimoso”. As oficinas colaboram para que a escola se transforme em um espaço de múltiplas narrativas, de experimentação e fruição estética enriquecendo o repertório de crianças e adultos. O resultado desse trabalho produziu novas leituras dos poemas de Silva Freire e Wlademir Dias-Pino por crianças de 4 a 8 anos e seus professores e artistas convidados. Trechos de alguns poemas e da prosa de Silva Freire serão declamados pelas crianças para deleite do público visitante.
 
Antes disso, na oficina dos monstrinhos as oficineiras: as produtoras e gestoras culturais, Cacau Borges, Fernanda Solon e Juliana Vasconcelos, da 3Jeitos, contam que a atividade faz parte de um projeto onde acreditam que o aprendizado pode ser feito de três jeitos: lúdico, brincante e conectivo entre crianças e adultos. Assim, na oficina, de duas horas de duração, no espaço da Casa Silva Freire, as crianças entre 5 e 10 anos entrarão numa jornada lúdica e criativa que tem como pontapé inicial a contação de histórias para provocar o imaginário estimulando a criação de seus monstrinhos. Bonecos esses que serão confeccionados por cada uma delas com feltro, lã e cola.
 
Quem dá espaço a esta ideia?
 
A realização do evento é do Ponto de Cultura Casa Silva Freire com apoio do Bendito Mercado. Contemplado neste ano pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) - que implementa o Programa Cultura Viva da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) – o Ponto de Cultura Casa Silva Freire neste ano também semeou parcerias com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET) e de Educação (SME) via EMEB Silva Freire, a UFMT, representada pelos Grupos de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/Instituto de Educação) e em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/Faculdade de Comunicação e Arte), além do estúdio musical Demoexmachina e do escritório de arquitetura Arqproject.
                                                                                                      
Serviço
Confira a programação completa nas redes sociais: site Casa Silva Freire (www.casasilvafreire.org.br), Twitter casasilvafreire e Fanpages: Casa Silva Freire e Arte e Cultura na Mandioca ou clicando AQUI.
 
 
 

Fonte: Adriana Nascimento – Fruthus Comunicação – Fotos: Luci Mary Dias Rosal

​Evento valoriza criatividade infantil para fruir e fluir toda arte
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet