Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Textos e documentos de gêneros variados do poeta Silva Freire passam por processo de catalogação

07/03/2021 às 18:44

Identifica, higieniza, classifica e armazena. Esta tem sido a rotina de uma equipe especialmente preparada para trazer à luz arquivos de um importante escritor mato-grossense, que passava boa parte do tempo produzindo pensamentos e os transpondo para suportes diversos.

O grupo tem passado os dias identificando e dividindo por categorias, textos, documentos, fotos e objetos pessoais do poeta Benedito Sant'Ana da Silva Freire.

Tudo sob a coordenação geral e técnica de Larissa Silva Freire Spinelli e João Paulo Lacerda Paes de Barros, com a supervisão minuciosa da especialista em arranjos de acervo de família, a historiadora Elizabeth Madureira. Na equipe, há ainda duas estagiárias que somam ao projeto: a futura pedagoga pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, Milene Daniele Borges e Fabiana Silva Azevedo, que cursa História na UFMT. Vale ressaltar, projeto também conta com suporte da equipe do Arquivo Público de Mato Grosso. 

Um projeto antigo da Casa Silva Freire, o inventário de um acervo diversificado, se consolida graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado por edital realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer – Secel-MT, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.

Diretora da Casa, Larissa Silva Freire Spinelli, explica que este é o processo rumo à digitalização e à tão desejada liberação do acervo ao público. Um processo de valorização intelectual comum a grandes artistas que também tiveram sua obra inventariada e disponibilizada para consulta e visualização em exposições permanentes.

“A preparação do espaço para acolher essas peças ocorreu em janeiro e agora, estamos na fase de identificação, higienização e catalogação. Tudo com muito esmero, pois é preciso ainda, organizar por índices e armazenar novamente, com muito cuidado, atendendo o quanto possível as recomendações da arquivologia”, explica.  

“Tem sido essencial o suporte que Elizabeth Madureira tem nos dado, inclusive, com a realização de palestras e visitas técnicas, como a que fizemos à Casa Barão. Ela nos acompanha semanalmente e em uma dessas orientações, pudemos conhecer o trabalho realizado com acervos do historiador Rubens de Mendonça e a musicista Dunga Rodrigues”.
Os poemas – muitos inéditos – têm sido acondicionados em envelopes. “E então, ela realiza uma revisão do nosso trabalho. Esse cuidado é que determinará a qualidade das peças digitalizadas. Após a identificação do conteúdo dos envelopes, teremos um banco de dados exemplar para a catalogação e verbetes”, relata.
Ao final de todo o processo, a Casa de Cultura Silva Freire deve disponibilizar o acervo digital no site oficial da instituição, o www.casasilvafreire.org.br .

A entidade tem o trabalho focado na salvaguarda e conservação do acervo. “E graças a esse edital, estamos realizando um tratamento que era urgente para garantir a estabilização dos originais e dar acesso a eles pelas futuras gerações. Ainda há muito o que se descobrir sobre Silva Freire”.
 
O conjunto material foi acumulado ao longo da vida do poeta, entre os quais, textos de gêneros variados, parte significativa ainda inédita, tanto do campo literário quanto jurídico, jornalístico e político, que incluem poemas, crônicas, contos, ensaios, artigos, discursos, entrevistas e palestras, dentro outros tipos como jornais, revistas, fotografias, certificados, diplomas, medalhas, objetos pessoais e arquivos audiovisuais e sonoros.
 
O secretário de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) celebrou a iniciativa destacando que o acervo, até então sob a salvaguarda da família de Silva Freire, somará ao patrimônio imaterial de Mato Grosso.
 
“Acrescenta à literatura mato-grossense e sobretudo, à história do nosso Estado. Silva Freire deixou sua marca na cultura como intelectual que era e também, na história da política por sua expressiva atuação na advocacia”.
 
Quando estiver concluído o projeto beneficiará a realização de novas pesquisas por acadêmicos, estudantes, jornalistas, artistas e leitores interessados na literatura mato-grossense.  

Fonte: Da Assessoria

Textos e documentos de gêneros variados do poeta Silva Freire passam por processo de catalogação
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet