Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Na fase de catalogação, documentos do acervo são separados por grupos; saiba quais são

02/05/2021 às 13:56

No trato do acervo do poeta Silva Freire, após a conferência da primeira organização do acervo, as assistentes de pesquisa Fabiana Azevedo e Milene Borges realizaram a etapa de reorganização e separação dos documentos originais por tipologia (grupos de classificação), sendo que a produção literária manteve a ordem cronológica proposta inicialmente.

Os documentos do acervo que estavam reunidos em conjunto dentro de envelopes, ganharam cada qual, um envelope único, com verbetes identificadores.
A catalogação dos documentos do acervo é feita de acordo com a separação por grupos, que são elementos facilitadores para busca e pesquisa. Esses grupos foram classificados em 08 tipos, sendo:


1. Documentos Pessoais;
2. Documentos de Família;
3. Formação Educacional;
4. Atuação Profissional composta por Advocacia, OAB, Docência e Política;
5. Produção Intelectual: que se divide em duas sendo a primeira:5.1 Produção Literária que inclui Poesia, Conto, Crônica, Discursos/Palestras e Crítica Literária e a segunda, 5.2 Produção Cultural
6. Relações Literárias;
7. Relações Sociais
8. Universo de Interesse que são textos e artigos que foram acumulados por Silva Freire.

Cada envelope recebe o seu verbete identificador do documento que indica qual grupo e subgrupo a que pertence. Depois, o documento segue para a etapa de digitalização.

Vale ressaltar, o inventário do acervo do poeta Silva Freire se consolida graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado por edital realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer – Secel-MT, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.

Fonte: Assessoria CSF

Na fase de catalogação, documentos do acervo são separados por grupos; saiba quais são
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet